Mudança. Essa é uma palavra muito poderosa! Mas ao mesmo tempo ela é assustadora, não é mesmo?
Quando você está numa fase de mudança, você acaba perdendo o sentimento de segurança e certeza para se arriscar em novos territórios. Tomar essa grande decisão é sem dúvida recompensador, mas chega a dar um frio na barriga.
Isso é verdade especialmente quando você está fazendo uma grande mudança na sua carreira. Seu emprego ocupa uma grande parte da sua vida. E dizer adeus para algo que você conhece e domina pode ser complicado.
A maioria das pessoas que mudam de carreira acabam se fazendo a mesma pergunta: Como vou me reinventar para esse novo desafio?
Faz parte da natureza humana querer se acomodar e gastar menos energia. Quando você faz a mesma coisa a maior parte da sua carreira, se torna difícil enxergar além disso e se desafiar.
Infelizmente, não existe uma forma de voltar no tempo e refazer toda sua carreira profissional. Mas isso não significa que você deve desistir de fazer mudanças na sua carreira!
Nesse artigo vamos ensinar algumas formas de você se reinventar para mudar de carreira com sucesso.
- Descubra as qualificações necessárias
Você pode destacar habilidades que estão no seu currículo ou até contar uma história atraente sobre sua mudança de carreira. Porém, tem uma coisa que você precisa fazer para conseguir entrar numa nova carreira: ter certeza que você tem pelo menos as qualificações básicas para a vaga.
Talvez você precise voltar a estudar para complementar sua formação educacional. Algumas vezes pode ser tão simples quanto participar de cursos rápidos para se atualizar. Mas em outros casos você pode precisar estudar mais para conseguir uma certificação ou um diploma.
Sim, é possível você se reinventar, mas isso vai requerer um certo esforço. Você não pode simplesmente supervalorizar ou até mentir sobre a sua experiência e suas qualificações.
Então, faça uma pesquisa para se familiarizar com os requisitos básicos para sua nossa carreira profissional. Você vai precisar dessa informação antes de seguir para os próximos passos.
(Leia também: Carreiras e Incertezas)
- Avalie seus pontos fortes
Mudar de carreira pode afetar um pouco o seu ego, especialmente se você já está há algum tempo no mercado. Você costumava ser um profissional que trazia grande valor para a empresa. Mas quando você muda de carreira, é como se tivesse acabado sair da faculdade, novamente.
Só que isso não é motivo para você desistir. Sim, é verdade que você nunca trabalhou nessa nova área. Mas isso não significa que você não tenha nada a oferecer.
Além do que, na maioria dos casos, existem habilidades que podem ser transferidas do seu cargo antigo para seu novo cargo. Então, reserve um tempo para revisar seu histórico profissional e destacar algumas habilidades chave que podem ser úteis para a sua nova carreira.
Se você conseguir pensar em habilidades técnicas que podem ser úteis, elas com certeza devem ser adicionadas no seu perfil. As habilidades podem ir desde análise de dados, criar relatórios até saber usar determinadas ferramentas específicas.
É muito importante colocar palavras chaves relevantes para sua nova carreira no seu currículo. Isso porque a maioria dos sites de recrutamento e seleção possuem filtros de busca, onde os recrutadores podem pesquisar currículos por palavras chave.
- Conte uma boa história
Se você está disposto a deixar de lado uma carreira promissora, você com certeza tem um diferencial: paixão pela área.
Então, não se esqueça que isso te coloca na frente de muitos outros candidatos. Vale bastante a pena você colocar essa sua história na seção dos objetivos do seu currículo. E também se preparar para contá-la no dia da entrevista.
Pense bem sobre como contar essa história. Você deve tentar deixá-la interessante de ouvir e fácil de lembrar.
- Expanda sua rede de contatos
Certo, não há muito a se fazer para o seu histórico profissional, porque ele já está no passado. O que você pode fazer é se vender de uma forma diferente. Porém, uma coisa que você consegue reinventar do zero é sua rede de contatos.
Isso não quer dizer que você precisa ignorar suas conexões atuais. Quanto mais pessoas, melhor!
O que você deve fazer é se esforçar para expandir seu alcance. Se conectando com profissionais que já atuam na área que você pretende entrar.
Existem algumas formas de se conectar com pessoas da área:
- Use o LinkedIn para encontrar e adicionar os profissionais
- Entre em grupos do Facebook/LinkedIn sobre o assunto
- Participe de eventos como cursos e palestras
Além de conseguir novos contatos, é recomendado que você tente criar relacionamentos. Chame esses profissionais para tomar um café, seja ativo nos grupos de discussão e apareça ao máximo nos eventos da área.
Esses contatos serão cruciais para te ajudar a conseguir mudar de carreira. Eles podem te indicar para vagas e te ajudar sendo testemunhas da sua capacidade e evolução.
Concluindo…
Mudar de carreira pode ser complicado. E, infelizmente você não pode voltar no tempo para mudar seu histórico profissional.
Porém, se você sente que essa nova carreira te trará mais desafios e te deixará mais realizado, você deve trabalhar para ela aconteça!
Você está passando por uma mudança de carreira? Conte sua história nos comentários!
Tags:Carreira