Muitas empresas investem em recrutamento e seleção, mas algumas vezes esquecem-se da importância da integração dos novos funcionários. Com a elaboração de treinamentos específicos, será possível adequar esse colaborador à rotina da empresa e também garantir o seu desenvolvimento profissional voltado para os objetivos da mesma.
Queremos apresentar algumas dicas para que o departamento de Recursos Humanos consiga oferecer treinamentos iniciais ao funcionário de maneira efetiva, sendo responsáveis pelo sucesso da contratação. Além disso, falaremos sobre a motivação e o comprometimento do colaborador, sendo fundamental que ele seja bem recebido por todos da empresa.
Vamos às dicas!
1 – Defina um plano de ações
O primeiro passo para os gestores de recursos humanos que desejam montar um treinamento efetivo de integração na empresa é definir um plano de ações. Nesse documento deve constar o objetivo da integração, as pessoas envolvidas no processo, o período de integração (se será um dia ou um mês, por exemplo), além de outras informações referentes ao projeto.
Esse plano deve ser acompanhado pelo departamento de Recursos Humanos, mas deve envolver as diversas áreas para quais o novo colaborador irá trabalhar. A importância desse plano de ações é entender a integração como algo global na empresa, norteador dos planos da empresa para esse funcionário.
Com ele elaborado e ativo, há a efetivação da contratação assertiva.
2 – Elabore um manual de integração
Esse manual será um documento impresso ou online que conterá todas as informações da empresa de maneira didática.
Nele, é importante apresentar a empresa, sua missão, visão e valores, bem como sua trajetória no decorrer do tempo.
Além disso, é fundamental também apresentar os direitos e deveres dos funcionários da empresa, o plano de benefícios, remuneração e outros conteúdos voltados ao desenvolvimento da pessoa na empresa.
Para que esse documento seja de fato lido, é necessário criar um material com linguagem diferenciada, além de pensar estrategicamente na maneira como ele será apresentado. Em muitas empresas, o gestor apenas entrega o manual, pede a assinatura do funcionário sem que haja qualquer explicação ou leitura conjunta. Isso acaba tornando essa importante ferramenta apenas mais um papel.
3 – Indique um padrinho
Uma outra dica para os programas de integração dos funcionários é a indicação de uma pessoa que será responsável por apresentar a empresa na prática. Será mesmo um padrinho, ajudando o novo colaborador em tudo o que ele precisar, sabendo responder suas dúvidas e sendo o elo entre a empresa e ele.
Além de fazer o novato sentir-se mais bem acolhido, esse padrinho irá ajudar em questões simples, como apresentar o refeitório e outras instalações, além dos colegas de trabalho e lideranças.
4 – Comunique integração de novos funcionários
Todos da empresa devem estar cientes de que o novo funcionário está em treinamento de integração, sendo responsáveis também por auxiliar essa pessoa em qualquer dificuldade. Assim como o colaborador que acabou de entrar precisa entender a empresa e conhecer as pessoas, aqueles que recebem essa pessoa também precisam da mesma informação.
É fundamental apresentar a pessoa para outros departamentos de modo que ela enxergue a empresa como algo global, e não entenda apenas seu serviço e sua área de atuação de forma limitada.
5 – Atualize os treinamentos
Cabe ressaltar aqui que os treinamentos de integração devem envolver também aulas teóricas e práticas sobre a função a ser desenvolvida, além do desenvolvimento das competências desejadas.
Com a elaboração de treinamentos específicos, será possível adequar esse colaborador à rotina da empresa
Para que esses conhecimentos não caiam no esquecimento é fundamental uma periodicidade de atualizações, lembrando sempre os assuntos fundamentais da organização.
Gostou das dicas?
Comente abaixo o que acha da importância da integração de novos funcionários. Participe da discussão!