Líderes têm um papel fundamental na definição e proteção dos valores e visão da organização, assim como em sua disseminação.
Um dos pontos chave mais importantes para a liderança de sucesso é o reconhecimento da importância crucial dos valores e o trabalho proativo, não somente para defini-los, mas para realmente focar em sua operacionalização, em tirá-los da parede e vive-los, além de sustenta-los durante todo a existência da organização.
Ao longo do tempo, se os valores organizacionais não forem reforçados e protegidos, eles se esvaem. E isso deve-se não somente a forças externas, mas também à turbulência interna.
De fato, não há momento melhor para reforçar significativamente os valores de uma empresa do que em momentos difíceis, onde eles são colocados à prova.
Um exemplo disso são as fusões e aquisições. CEOs de companhas sendo adquiridas falam sobre a importância da preservação dos valores da empresa ao longo da fusão. São os valores da empresa, sua missão e visão que fazem a cultura da empresa ter vida. É a identidade da empresa, seu jeito de ser.
Portanto, não é a toa que altos executivos valorizam e demonstram seu comprometimento em manter a cultura e os valores das empresas, mesmo em momentos de disruptura, de extrema turbulência, seja ela externa ou interna.
Como líderes, é vital focar continuamente no suporte e fortalecimento dos valores da organização, seja ela uma empresa independente, ou em alinhamento com uma nova parceira.
Não se trata de poesia, e sim de estratégia. E estratégia das mais importantes!!!
Como líder, como você tem auxiliado a reforçar e proteger os valores da sua organização?
Tags:crise, motivação