A Comunicação Motriz demonstra nosso grau de alegria e entusiasmo. Em geral as empresas são mais silenciosas nas segundas feiras pela manhã e mais barulhentas e comunicativas nas sextas feiras. Quanto mais felizes estamos, maior é o nosso movimento corporal. As festas em geral são acompanhadas de som alto, movimentação, dança e outras atividades ruidosas e de intensa comunicação motriz.
O nível de motivação nas segundas feiras também depende de cada pessoa. Aquelas que naturalmente tendem a ser um pouco mais depressivas sofrem mais. Outro fator é a rotina deste dia. Se você gosta do que faz em seu trabalho enfrentará de forma mais tranquila, mas nem por isto tão cheio de alegria como as vésperas de um feriadão.
Outro grupo que tende a se sentir mais deprimido é aquele que não tem ocupação profissional, em especial pessoas que foram recentemente demitidas. Para estes acordar e ter que ficar em casa ou ir a procura de um emprego pode ser muito penoso.
(Leia também: Não Diga aos Outros o Que Fazer – Ensine-os a Pensar)
Uma Universidade da Austrália e uma agência de mídia americana chamada PHD estudaram o fenômeno e chegaram a algumas conclusões.
- Recuperar o sono no fim de semana, ou dormir pouco, bagunçam nosso relógio biológico.
- Chegar na empresa segunda feira exige que tenhamos que retomar a socialização interrompida no fim de semana. Em casa nos sentimos mais seguros e confortáveis, e até mais acomodados, sem compromissos e cobranças. Alguns minutos de conversa com os colegas sobre o fim de semana podem abreviar este sentimento conflitante.
- O choque de realidade do domingo para segunda feira é outro fator. Em um dia você está com amigos ou parentes fazendo um churrasco, deitado no sofá vendo filmes ou seu programa favorito e no outro tem que se mexer e mudar uma rotina. Não gostamos de mudar nossa rotina e isto tende a nos deixar mal humorados. Se mudança fosse algo natural as empresas não gastariam milhões incentivando isto em seus profissionais.
- Conforme pesquisa feita pelo Instituto Gallup, 70% das pessoas odeiam ou se sentem desmotivadas com seu trabalho. Neste caso a angústia é antecipada para domingo a tarde. Por este motivo a terça feira é o dia mundial de envio de currículos em todo o mundo.
- Como esbanjamos em comida e bebida no sábado e domingo, na segunda feira nosso corpo está menos saudável e nosso cérebro percebe isto.
- Segunda feira é o dia de voltar a CAÇA. Sair do conforto do lar e voltar a negociar, participar de reuniões, viajar a trabalho, resolver problemas adiados ou trabalhos que aguardam soluções, conversar com aquele cliente chato ou confabular com o chefe.
- Quem se sente inseguro no cargo que ocupa, volta a ter o temor de ser advertido, demitido, deixado de lado etc.
- No fim de semana você pode escolher com quem quer interagir e na segunda feira as coisas mudam. Se você tiver que aquentar aquele colega chato e presunçoso ou aquele chefe mandão as coisas tendem a se complicar.
Segunda feira é o dia de voltar a CAÇA
Não existem receitas milagrosas, mas tente manter uma rotina agradável na segunda feira. Programe-se para fazer algo que lhe dê mais alegria. Almoce num local diferente, programe uma atividade interessante para pós expediente, crie uma forma de compensação em relação ao que lhe dá prazer ou não. Não deixe pendentes assuntos que são chatos para a segunda feira e tente resolver antes do fim de semana. Converse com alguém que você gosta nas primeiras horas do dia. Isto ajuda muito. Reforce memórias positivas. Tente lembrar de coisas
boas e pratique com mais força a gratidão. A GRATIDÃO reforça nossa memória positiva.
E sobre este assunto teremos novidades em breve, pois um estudo publicado na revista NATURE divulgou que foi descoberto o neurotransmissor responsável por suprimir memorias ruins. Esta descoberta pode ajudar para controlar pensamentos indesejados que provocam ansiedade, stress, depressão e esquizofrenia por meio de medicamentos específicos e/ou terapias. .