Como preparar as pessoas para causarem sensações positivas nos outros? Esta é uma pergunta que merece uma reflexão.
O que realmente valoriza o trabalho que você faz são as emoções que as pessoas sentem ao recebê-lo. Somos seres comandados por um cérebro que busca incessantemente por sensações positivas.
Simplificando, podemos dizer que tudo tem a ver com a emoção. O que sentimos é o que realmente importa. Todo trabalho, todo resultado é recebido por alguém que tem expectativas e se emociona.
Qual é o sentimento quando uma pessoa entra numa loja e é bem atendido? Além disto, qual é a sensação de ter adquirido um produto que proporcione bem estar? O que sente alguém que consegue comprar um carro, há tanto tempo sonhado, ou ainda um celular, um tênis, uma camiseta ou, no caso das mulheres, uma bolsa ou um par de sapatos?
O ser humano é muito frágil e necessita da aprovação de outras pessoas
Qual é a impressão que tem uma pessoa que chega a um órgão público, para resolver determinado problema e é atendida com indiferença? Ou entra numa loja e não é recebido com alegria?
Como se sente a pessoa que envia um e-mail ou uma mensagem por whatsapp e não recebe qualquer resposta, ou publica algo no Facebook e ninguém curte ou compartilha?
Especialistas analisaram o motivo do grande sucesso do Facebook e concluíram que o fato de alguém curtir, comentar ou compartilhar provoca uma sensação de autoestima elevada. Este sentimento é o segredo do sucesso desta ferramenta.
O ser humano é muito frágil e necessita da aprovação de outras pessoas. É verdade que alguns tem mais necessidade de atenção e aprovação, mas de forma geral, todos procuram reconhecimento por aquilo que fazem.
Podemos afirmar então que estamos o tempo todo fazendo “coisas” que irão causar impactos nas outras pessoas. Dependendo da forma como abordamos, interagirmos, atendemos e entregamos algo, o sentimento será negativo ou positivo. É um processo holístico e é muito importante que você perceba se, a “entrega” que você faz impacta positivamente.
(Leita também – A sutileza da intimidade no ambiente pessoal e profissional)
São as emoções que comandam as nossas relações e o nosso nível de satisfação. Se ela não existe, não há significado. Todas as religiões e filosofias atuam exatamente com o objetivo de incentivar emoções positivas nas pessoas. Elas são fundamentais para manter o ser humano em equilíbrio.
Se as atividades de desenvolvimento e treinamento levassem em consideração esta premissa, fazendo com que as pessoas compreendessem isto, seria muito mais fácil. Em muitos casos passam-se técnicas vazias que nada agregam.
Quando levamos em consideração que tudo aquilo que fazemos provoca sentimentos nas outras pessoas, permanecemos mais atentos e temos cuidados especiais.
E lembre-se que a forma como você lidera também provoca emoções nas pessoas. Você sabe se elas são positivas ou negativas?
Tags:aprovação, emoções, facebook, whats