Em seu livro “O Gene Egoísta” Richard Dawkins afirma que é preciso incentivar a gentileza e o altruísmo, porque nascemos muito egoístas. Com certeza isto explica os comportamentos observados por nós seres humanos em todos os lugares e épocas.
Trazendo esta situação para dentro das empresas, percebemos com mais clareza a sua veracidade. Embora haja um discurso incessante de que devemos trabalhar em equipe, a realidade é bem outra. Estamos o tempo todo incentivando as pessoas para que sejam muito competitivas. Não podemos ser ingênuos e acreditarmos que os ambientes empresariais sejam cooperativos como numa irmandade religiosa que muitos tentam afirmar.
Mesmo cientes disto, faz-se necessário tentarmos extrair dos seres humanos comportamentos mais solidários, caso contrário, o conflito que já é bastante grande, seria ainda maior. As pessoas passariam a maior parte do tempo atacando e se defendendo.
Ambientes competitivos incentivam a ambição
O que não pode acontecer é que pessoas em cargos de importância na estrutura hierárquica, desconheçam tais fatos e achem extremamente anormal termos ambientes com muitos problemas originados pela competição.
Quando a interação entre as pessoas é mais intensa, certamente as possibilidades de conflitos são maiores. Por esta razão uma das competências mais exigidas das lideranças é a capacidade para resolver a guerra latente que existe entre as pessoas.
Ambientes competitivos incentivam a ambição. Esta, por sua vez, cria uma série de comportamentos negativos como a inveja, a frustração e outras emoções que afligem a raça humana.
Temos sim que incentivar a solidariedade, o perdão e o respeito entre as pessoas. Foi isto que fizeram os maiores líderes, em especial Jesus Cristo. Com certeza eles não pregavam isto por acaso e sim porque percebiam a tendência humana para o egoísmo.
(Leia Também: No comportamento humano, 1 + 2 pode ser igual a 5!)
A nós empresários, líderes, empreendedores e gestores cabe compreender esta realidade e não se iludir acreditando que um dia poderemos fazer das empresas verdadeiros paraísos.
O nosso gene egoísta está aí na ativa…. No entanto Steven Pinkler em seu livro “Os Anjos Bons da Nossa Natureza” afirma que nosso lado humano tem evoluído muito e aprimorado nossa capacidade de empatia conforme vem crescendo o número de “células espelho”. De acordo com Pinkler este fenômeno tem provocado a diminuição da violência no mundo. Ele mostra por meio de estatísticas que estamos nos tornando cada vez mais “empáticos” e menos violentos, ou seja
estamos conseguindo sentir cada vez mais a dor do outro.
Como vemos, sempre há a esperança de um mundo melhor e é nisto que prefiro acreditar, sem ser ingênuo, é claro.
Tags:egoismo