Tenho observado nos últimos meses o desconforto das pessoas que não sabem onde devem chegar. A frase que algum dia ouvi, sem saber o seu autor, expressa oportunamente o que vejo, sinto e ouço: Se não sabemos onde chegar, qualquer lugar serve!
É mais do que um recado, alerta expresso e importante para todas as pessoas que estão na direção de empresas, grupos ou associações de forma geral. As lideranças precisam agora de um esforço maior para desenvolver e estimular os motivos em cada uma das pessoas que compõem suas equipes de forma segura e sustentável.
Desenvolver pessoas também não é apenas dizer a elas o que fazer, procurar e encontrar. É mostrar caminhos para que cada uma possa trilhar seu processo individual e coletivo de desenvolvimento. (Que tal ler também: Líder: Motivador ou Gerador de Engajamento?)
Nada há de mais importante que o esforço individual orientado em objetivos pessoais e grupais. A sociedade de forma geral, em especial a brasileira, necessita hoje de informações e orientações para que possamos voltar a sonhar na construção de um mundo mais justo. A tarefa exige de cada um de nós aquele algo a mais, um esforço extra, atitudes diferenciadas e principalmente novos caminhos a serem trilhados.
Não basta apenas promover cursos, é necessário que as pessoas sintam-se parte das ações que promovemos.
Nas empresas, os setores de desenvolvimento de pessoas, as lideranças e os gestores tem uma tarefa real de incentivar, promover e estimular todos para que possamos dar o salto na qualidade de vida que tanto almejamos.
(Você também pode gostar do artigo: Gerando resultados a partir do engajamento)
Não basta apenas promover cursos, é necessário que as pessoas sintam-se parte das ações que promovemos. Influenciar através de exemplos reais e métodos simples para que cada um busque a motivação para o esforço inicial. Depois do primeiro passo não há como voltar, estaremos definitivamente envolvidos com os resultados.
A minha proposta para isso é simples, é buscar algo que todos temos: vontade e determinação. Duas palavras que removem barreiras e podem levar para uma outro ponto de partida. O criar e o recriar a vida.
Chegar ao destino, não me iludo, será como caminhar muitas vezes sobre um solo escorregadio, outras vezes tão quente que nos fará suar e frio para nos paralisar, tudo isso impulsionará para que pensemos em desistir. Metaforicamente teremos que trocar de calçados muitas vezes nesse caminhar.
O porto de chegada está hoje, distante. Parados, lamentando e reclamando, atribuindo a este ou aquele a culpa não nos levará ao merecido lugar desejado.
Basta acreditar no possível e impossível? Ainda que o planejamento e as rotas não estejam perfeitos é preciso partir. Temos que ter a certeza de que não cometeremos os mesmos erros, temos que ter coragem para comete-los novos.
Enfim, o momento é este. A realidade não é única tampouco idêntica para todos. Importa-me, deveria ser assim para todos, os pontos comuns da realidade de cada uma das pessoas com que convivemos. Um sentimento pode nos unir agora, o amor!
O êxtase ao final da jornada pessoal não pode ficar sem o amor que, ao longo de nossa existência na face da terra, sempre fez, faz e fará a diferença.
Permitam-me, com o devido respeito a todas as crenças e religiões, expressar o que disse Cristo: Amai-vos uns aos outros! Tendo isso em nossos corações o caminho será mais leve.
Tags:determinação, engajamento